---

  • ?
  • ?

---

  • ?
  • ?


Secretaria de Saúde de Vargem Bonita em parceria com Celulose Irani desenvolveu campanha de vacinação contra febre amarela na empresa.

Publicado em 14/05/2019 às 09:48 - Atualizado em 14/05/2019 às 09:48

Secretaria de Saúde de Vargem Bonita em parceria com Celulose Irani desenvolveu campanha de vacinação contra febre amarela na empresa.

 Nos dias 08 e 12 de abril foi realizado a campanha de vacinação contra a febre amarela em conjunto com a Secretaria de Saúde e a empresa Celulose Irani do município de Vargem Bonita. O foco desta campanha era vacinar os trabalhadores com foco na prevenção desta doença.

Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), a vacina com dose completa dura a vida toda, enquanto a fracionada valerá por nove anos. A vacina previne contra a febre amarela, uma doença causada por um vírus da família dos Flavivírus, um tipo de vírus que causa doenças em humanos e em outros vertebrados. Ela é considerada aguda e hemorrágica e recebe esse nome por causar icterícia, um sintoma que deixa a região dos olhos, pele e mucosas com aspecto amarelado. A doença é transmitida por meio de picada de mosquito. E é importante alertar que existem três espécies de mosquitos capazes de transmitir o vírus.

As espécies de mosquito Haemagogus e Sabethe transmitem a febre amarela silvestre, pois estão concentradas em regiões de mata e interioranas. Já o Aedes aegypti é responsável pela transmissão da febre amarela urbana, que atinge grandes cidades e áreas metropolitanas. Porém, o vírus transmitido é o mesmo, só muda o agente transmissor.

De acordo com a Secretaria de Saúde através da Secretária Aldacir S.S. de Oliveira relata que a vacina contra febre amarela é aplicada via subcutânea, na região do braço. O efeito protetor ocorre a partir do décimo dia depois de tê-la tomado garante imunidade por toda sua vida. Ela age estimulando o organismo a produzir sua própria proteção contra o vírus. As principais localidades em que a vacina contra a febre amarela é indicada são as regiões de matas e rios, por isso nossa preocupação com os trabalhadores desta empresa pois uma boa parte dos funcionários estão em contato com este tipo de ambiente.

De acordo com o departamento de imunização e vacinação da unidade de saúde de Vargem Bonita a meta é vacinar 1.200 funcionários hoje encontram-se vacinados cerca de 220 pessoas, e que será realizado outros mutirões de vacinação para atingir esta meta. Além da vacina de febre é realizado a verificação e atualização das carteirinha de vacina.

A Prefeita Melânia reitera que estas ações são muito importantes para a saúde do trabalhador e que estar vacinado demonstra que estamos não só pensando na prevenção de doenças a longo prazo. E ações em conjunto demonstram que estamos preocupados em uma totalidade com a saúde de nossos munícipes e sociedade em geral, pois prevenir ainda é a melhor maneira de se combater as doenças que estão surgindo em nosso meio.