---

  • ?
  • ?

---

  • ?
  • ?


Governo Municipal de Vargem Bonita fala da importância da Campanha do Novembro Azul.

Publicado em 05/11/2018 às 15:03 - Atualizado em 05/11/2018 às 15:03

Governo Municipal de Vargem Bonita fala da importância da Campanha do Novembro Azul.

A Secretaria de Saúde e Bem-Estar Social de Vargem Bonita destaca que a Campanha do Novembro Azul engloba os cuidados com a saúde do homem, em especial a prevenção do câncer de próstata.

Segundo a Enfermeira Simara Gazzoni Bittencourt destaca que todos os homens devem fazer exames para cuidar de sua saúde, e destacamos aqui que a única forma de garantir a cura do câncer de próstata é o diagnóstico precoce. Mesmo na ausência de sintomas, homens a partir dos 45 anos com fatores de risco, ou 50 anos sem estes fatores, devem ir ao médico/urologista para conversar sobre o exame de toque retal, que permite ao médico avaliar alterações da glândula, como endurecimento e presença de nódulos suspeitos, e sobre o exame de sangue PSA (antígeno prostático específico). Cerca de 20% dos pacientes com câncer de próstata são diagnosticados somente pela alteração no toque retal. O tipo de tratamento vai depender do estágio da doença em cada paciente. Destacamos aqui os principais sintomas:  Sensação de que a bexiga não esvaziou completamente e a vontade de urinar persiste; dificuldade de iniciar a passagem da urina e de interromper o ato de urinar; urinar em gotas ou em jatos sucessivos; necessidade de fazer força para manter o jato da urina; necessidade urgente de urinar imediatamente; dor na parte baixa das costas ou na pélvis (abaixo dos testículos); problemas em conseguir ou manter a ereção; sangue na urina ou no esperma; dor durante a passagem da urina, quando ejacula, nos testículos, na lombar, na bacia ou nos joelhos; sangramento pela uretra; na fase muito avançada, também pode haver dor óssea, sintomas urinários, infecção generalizada ou insuficiência renal.

A Secretária de Saúde e Bem-Estar Social através da secretária Aldacir S.S. de Oliveira destaca que está sendo articulado junto a Administração um dia especial para o Novembro Azul com palestra e exames de rotina e em breve será anuncia a data do evento. Mas que mesmo assim os homens tem que ter em sua consciência a importância de se cuidar, de vir ao médico fazer o acompanhamento de sua saúde e de se prevenir contra a doenças e também realizar seus exames de rotina.

O Governo Municipal de Vargem Bonita através da Prefeita Melânia Roman Meneghini destaca que todo homem deve cuidar de sua saúde, pois estará cuidando de sua família. Sendo que o Novembro Azul é o mês de prevenção e cuidados com a saúde do homem e a Administração Municipal em conjunto com a Secretaria de Saúde e Bem-Estar Social irá desenvolver neste mês a ação de alerta e de cuidados que os homens devem ter sobre o câncer e as enfermidades relacionadas a esta doença.