---

  • ?
  • ?

---

  • ?
  • ?


Vargem Bonita Ultrapassa a Meta do IDEB (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica).

Publicado em 24/09/2018 às 14:48 - Atualizado em 24/09/2018 às 14:48

Vargem Bonita ultrapassa a Meta do IDEB (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica).

A Secretaria de Educação, Cultura e Esporte através do Secretário Gelson de Zorzi destaca que o IDEB é o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica, criado em 2007, pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), formulado para medir a qualidade do aprendizado nacional e estabelecer metas para a melhoria do ensino, sendo que o mesmo funciona como um indicador nacional que possibilita o monitoramento da qualidade da Educação pela população por meio de dados concretos, com o qual a sociedade pode se mobilizar em busca de melhorias. Para tanto, o IDEB é calculado a partir de dois componentes: a taxa de rendimento escolar (aprovação) e as médias de desempenho nos exames aplicados pelo Inep. Os índices de aprovação são obtidos a partir do Censo Escolar, realizado anualmente. 

Segundo Gelson De Zorzi as médias de desempenho utilizadas são as da Prova Brasil, para escolas e municípios, e do Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb), para os estados e o País, realizados a cada dois anos. As metas estabelecidas pelo IDEB são diferenciadas para cada escola e rede de ensino, com o objetivo único de alcançar 6 pontos até 2022, média correspondente ao sistema educacional dos países desenvolvidos. A Meta nacional referente ao ano de 2017 é de 5,1 pontos.  Destacamos aqui que no ano de 2013, ano em que assumimos a secretaria de educação o índice registrado era de 5,0 pontos e com base nos dados ofertados pelo IDEB de 2017 superamos a meta atingindo a pontuação de 6,2. Assim queremos destacar que a educação aplicada em nossas escolas são de qualidade e valorizamos em especial ao profissional que dela faz uso e atribui seu conhecimento em favor das crianças que dela necessitam para aprenderem, crescerem e terem um futuro promissor.

O Governo Municipal de Vargem Bonita através da Prefeita Melânia Roman Meneghini destaca que a educação de nossas crianças é uma das prioridades de seu governo e reafirma que o incentivo a uma boa metodologia de educação é a base para que todos tenham acesso a uma escola de qualidade e um futuro cheio de esperança.