---

  • ?
  • ?

---

  • ?
  • ?


Desfile de Sete de Setembro demonstrou o Civismo em Vargem Bonita.

Publicado em 10/09/2018 às 14:55 - Atualizado em 10/09/2018 às 14:55

Desfile de Sete de Setembro demonstrou o Civismo em Vargem Bonita.

No dia 07 de setembro (sexta-feira), feriado nacional, Vargem Bonita realizou o desfile cívico no município. O evento contou com a participação das redes educacionais, CEI Primeiros Passos Terezinha Bertucci Rotta, CEI Pingo de Ouro, Escola Municipal Angelo Anzollin, E.E.B Vitório Roman, UD-EJA Educação de Jovens e Adultos, APAE Luz da Vida. Também participaram do desfile, servidores municipais em especial a Secretaria de Saúde e Bem-Estar Social e Cras, CTG Rédeas da Querência e o CTG Espora de Prata, Clube do Trilheiros do município, Clube da Melhor Idade Cantinho Alegre, Grupo de Capoeira Navio Negreiro, Escoteiros da cidade de Irani, Piquete Tonho Mendes, Piquete Leôncio de Abreu, e a CME de Vargem Bonita. Após o pronunciamento da prefeita municipal Melânia Roman Meneghini aconteceu apresentações cívicas e dança.

O Sete de Setembro é o dia em que se exalta a independência do Brasil. É o feriado em que se comemora a emancipação brasileira de Portugal. O dia da independência do Brasil foi registrado no ano de 1822 data esta que ficou conhecida pelo episódio do Grito do Ipiranga.

O Secretário de Educação, Cultura e Esporte, Gelson De Zorzi relata que a independência do Brasil se deu as margens do rio Ipiranga, hoje atual cidade de São Paulo, onde o Príncipe regente Dom Pedro I, gritou “independência ou morte”, e neste momento de forma simbólica o Brasil não era mais colônia de Portugal.

O Governo Municipal de Vargem Bonita resgatou os desfiles de sete de setembro desde 2012 onde promove o ato cívico a fim de demonstrar que ser brasileiro é enfrentar toda e qualquer adversidade frente às problemáticas impostas a nós perante a sociedade em que vivemos.

A independência do Brasil deve ser considerada como importante processo de reflexão sobre o significado do sete de setembro, onde se permitiu o cultivo do respeito a esta tão importante data, pois ela abriu caminho para um novo País, permitindo assim que o sonho de homens e mulheres se materializasse.

Segundo a Prefeita Municipal Melânia Roman Meneghini ressalta que apesar da crise em que o Brasil se encontra o ato de comemorar o sete de setembro é um ato cívico que manifesta a união do povo brasileiro e em Vargem Bonita não deveria ser diferente, pois ter visto nas ruas a população Vargembonitense demonstrando seu amor a esta terra, a esta casa que habitamos chamada Brasil nos faz acreditar em dias melhores. Aqui também quero parabenizar a todos que participaram do desfile de Sete de Setembro em especial a participação da Fanfarra Gonçalves Dias de Monte Carlo e também a Fanfarra Municipal de Vargem Bonita que ressoaram em seus tambores o patriotismo assim fazendo deste dia um desfile cheio de emoção e civismo.