---

  • ?
  • ?

---

  • ?
  • ?


Inscrições para o Encceja já podem ser realizadas

Publicado em 24/05/2019 às 11:25 - Atualizado em 24/05/2019 às 11:25


Créditos: Imagem ilustrativa Baixar Imagem

   Foi lançado no último dia 07 de maio, terça-feira, o edital para o Exame Nacional para Certificação de Competência de Jovens e Adultos, o Encceja 2019. A participação é gratuita e destinada a jovens e adultos que não tiveram a oportunidade de concluir o nível de ensino na idade apropriada.

   Para realizar a prova do Ensino Fundamental, o candidato deverá ter no mínimo 15 anos completos. Para o Ensino Médio, no mínimo 18 anos completos. O período de inscrições é de 20 a 31 de maio no endereço eletrônico enccejanacional.inep.gov.br/encceja. Para a inscrição, o participante deverá informar o número de seu CPF, data de nascimento, endereço de e-mail válido e número de telefone. Os interessados também poderão fazer as inscrições no Centro Social Urbano, no período das  07h45 às 11h45 e das 13h00 às 17h00 – com todos os dados solicitados em mãos.

   A aplicação das provas será no dia 25 de agosto. O candidato que necessitar de transporte deve selecionar a cidade de São Miguel do Oeste. O participante que não comparecer para a realização das provas de todas as áreas do conhecimento em que se inscrever para o Encceja Nacional 2019 e quiser realizar uma nova inscrição em 2020, deverá justificar sua ausência no sistema de inscrição de 2020.

   São quatro provas objetivas com 30 questões de múltipla escolha e uma redação. Para a certificação do ensino fundamental, o participante é avaliado em Ciências Naturais; Matemática; Língua Portuguesa, Língua Estrangeira Moderna, Artes, Educação Física e Redação; e História e Geografia. Para o ensino médio, as áreas avaliadas são Ciências da Natureza e suas Tecnologias; Matemática e suas Tecnologias; Linguagens e Códigos e suas Tecnologias e Redação; e Ciências Humanas e suas Tecnologias.

   A nota mínima exigida é de 100 pontos nas provas objetivas e de 5 pontos na redação. A inscrição e a realização das provas não garantem a certificação. Será certificado apenas o participante que atingir o mínimo de 100 pontos em cada uma das áreas de conhecimento do Encceja e que atingir, adicionalmente, no caso de Língua Portuguesa, Língua Estrangeira Moderna, Artes e Educação Física no Ensino Fundamental; e de Linguagens e Códigos e suas Tecnologias no Ensino Médio, proficiência de pelo menos cinco pontos na prova de redação. Para maiores informações, o candidato deve consultar o Edital e o Site do Inep.

 

 

Jornalista Andrieli Severo

Assessora de Imprensa da Prefeitura de Riqueza