---

  • ?
  • ?

---

  • ?
  • ?


Pinheiro Preto possui sistema antigranizo

Publicado em 12/11/2019 às 17:38 - Atualizado em 12/11/2019 às 17:38

O sistema antigranizo é composto por um canhão que dispara no ar através da fumaça, uma substância que não permite que a pedra de gelo se forme, ou então diminui o seu tamanho, evitando estragos maiores. Por mês a prefeitura de Pinheiro Preto, investe algo em torno dos R$ 10 mil.
Os municípios que fazem parte da AMARP ( Associação dos Municípios do Alto Vale do Rio do Peixe), recebem mediante convênio com o governo do estado um repasse, para auxiliar os municípios na proteção contra as chuvas de granizo.

No último mês de outubro, afirma o secretário da agricultura Edson Rabuske, um forte temporal com chuva de granizo atingiu boa parte do município e outros na região ocasionando estragos de grande proporção, o secretário afirma que muitas pessoas estão questionando se realmente o município de Pinheiro Preto possuí o sistema antigranizo, devido as chuvas de pedras que estão sendo registrada ultimamente.

Além de garantir que Pinheiro Preto tem sim o sistema instalado, Edson reitera que o sistema ajudou a amenizar a quantidade que poderia ser muito maior.

— Ele ajuda muito na proteção contra esse tipo de chuvas, que podem causar muitas perdas, principalmente na agricultura. O que acontece é que naquela ocasião em especial, as chuvas vieram de uma região que segundo informações técnicas não possui esse sistema, sendo assim não tem como evitar. Porém devemos destacar que o sistema mesmo assim funcionou ao ponto de diminuir o tamanho das pedras minimizando as perdas. Na região de Ibicaré, onde se iniciou a chuva (Local que não possui o sistema antigranizo), as pedras tinham o dobro do tamanho das que caíram no nosso município — completou".

Edson destaca ainda, que o município continuará utilizando este meio de defesa, para que possa evitar que danos ocasionados por quedas de granizo possam causar danos irreversíveis para os agricultores da nossa região e também do município de Pinheiro Preto.


Galeria de Fotos

  • {{galeriaImagens.length + galeriaVideos.length - 12}}
  • {{galeriaMultimidia.length + galeriaImagens.length + galeriaVideos.length - 12}}
Fechar