---

  • ?
  • ?

---

  • ?
  • ?

Agricultura e Interior

Publicado em 24/04/2017 às 10:55 - Atualizado em 06/07/2018 às 10:15


Créditos: Divulgação/Comunicação Baixar Imagem

CARACTERÍSTICAS FÍSICAS

Rua: Marechal Floriano Peixoto – 85 – centro. Seu horário de expediente é de segunda à sexta-feira, das 8 às 12 horas e das 13h30 às 17 horas. 

Telefone: (47) 3642-6322

E-mail: agricultura@mafra.sc.gov.br

PERFIL DA SECRETARIA

 

PROGRAMAS 

  • Programa porteira adentro;
  • Inspeção Municipal;
  • Horto Florestal;
  • Convênio de serviço de extensão rural;
  • Participação no programa Planalto Norte Leite;
  • Participação no programa Banco da Terra;
  • Conselho de Desenvolvimento Rural – Revitalização;
  • Coleta de embalagens de agrotóxicos;
  • UMC – INCRA;
  • Participação em Conselhos.

DESCRIÇÃO

Programa Porteira adentro

Neste momento o foco é a distribuição de material mineral (pedras) visando a recuperação de estradas internas das propriedades para o transporte da produção (milho, soja, leite, aves, hortaliças, etc.) e em escala menor na terraplanagem para granjas, estufas, etc. Lei relacionada: nº 3536/2010 alterada pela Lei nº 4030/2014. 

Inspeção Municipal

Está estruturada para bem orientar os estabelecimentos que manipulam produtos de origem animal, visando manter a qualidade durante o processamento, armazenamento e conservação, de sorte que atenda a legislação vigente e as exigências do consumidor. Neste programa estão inseridos os supermercados e seus entrepostos, casas de carnes, ainda o serviço de inspeção municipal atende fabricantes de embutidos e queijarias, orientando nos processos de fabricação, manuseio e transporte garantindo a qualidade do produto ofertado ao consumidor. Criada pela Lei nº 4205/2016 e regulamentada pelo Decreto 3968/2016. 

Horto Florestal

Está em fase de recuperação e reativação de seu sistema de irrigação para então iniciar a produção de mudas de espécies florestais nativas, de espécies forrageiras cuja propagação se faz por mudas (produção de sementes inexistentes ou inviáveis ) e produção de espécies florísticas para logradouros públicos visando o embelezamento de áreas urbanas. Esta última atividade será desenvolvida em parceria com a secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbano demandadora deste material.Lei ralacinada: regulamentada a doação das mudas pela Lei nº 3797/2014.

Convênio com o Serviço de Extensão Rural – EPAGRI

Visa o atendimento aos produtores rurais, em especial, os pequenos em suas atividades focadas na produção de leite, horticultura, fruticultura, piscicultura entre outros, objetivando o aumento de renda e de seu bem-estar.

Participação no Programa Planalto Norte Leite

A secretaria é parceira neste programa que tem como objetivo a produção de leite em todo o Planalto Norte Catarinense organizando a cadeia desde o produtor rural à indústria, culminandocom a comercialização de leite em natura e seus derivados. Junto aos produtores o enfoque será a produção de leite a pasto e a melhoria do rebanho com este objetivo.

Participação no programa Banco da Terra

Junto ao CMDR a secretria participa na seleção dos futuros beneficiários e na vistoria das áreas propostas.

Conselho de Desenvolvimento Rural

É uma importante estrutura de apoio à Secretaria de Agricultura e Interior, entretanto há necessidade da ampliação no número de participantes de forma que a maioria das comunidades rurais esteja lá representada. Assim as decisões atenderão os anseios do meio rural mafrense. Ressaltamos a participação da secretaria nos conselhos de Ação Social, Meio Ambiente e Saneamento Básico. Lei relacionada: criado pela Lei nº 3534/2010.

Coleta de embalagens de agrotóxicos

Em parceria com a Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbano pretendemos desenvolver ações para a “Coleta de Embalagens de Agrotóxicos” organizando as comunidades rurais, visando a coleta e transporte deste material para um local apropriado.

UMC – INCRA

Responsável pelo cadastramento de imóveis rurais junto ao INCRA e na emissão de certidões para fins de aposentadoria.

Participação em Conselhos

A secretaria participa dos conselhos de Ação Social, Meio Ambiente e Saneamento Básico.

PERFIL DO GESTOR

- Secretário Municipal de Agricultura e Interior - Rogerio Gislon - Profissão: engenheiro agrônomo. Trabalhou por mais de três décadas na EPAGRI - Empresa de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural de Santa Catarina S.A. É produtor rural em Saltinho do Canivete. 

EQUIPE

A equipe é formada por:

- Médico Veterinário - Leonardo Navarro Cotrim;

- Gerente de Desenvolvimento do Interior- Gerson de Andrade;

- Diretor de Agricultura e Interior - Juliano Hack Machado;

- Auxiliar de manutenção e conservação - Tania Aparecida Alves Lourenço Lamoglia 

- Auxiliar Administrativo - Selma Alves (INCRA)

Atualmente atuam junto à secretaria: um motorista de caminhão, um operador de retroescavadeira, além de três operários no Horto Florestal.

 


Galeria de Fotos

  • {{galeriaImagens.length + galeriaVideos.length - 12}}
  • {{galeriaMultimidia.length + galeriaImagens.length + galeriaVideos.length - 12}}
Fechar

Localização